Entrevista com Wilson Vieira: Único desenhista brasileiro a ilustrar Diabolik, personagem com mais de 50 anos de vida editorial.

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              Wilson Vieira foi o único brasileiro a trabalhar com O Rei do Terror, ilustrando dois episódios. O primeiro episódio foi publicado em outubro de 1976, era corrente o ano XV da publicação de Diabolik, número 22 daquele ano. O segundo foi publicado no número 3 do ano XVI, nas duas publicações seus desenhos foram arte-finalizados por Brenno Fiumali e Franco Paludetti. Abaixo podemos ver as capas das edições desenhadas e a entrevista concedida por Wilson Vieira.

Ano XV - nr 22
Ano XV – nr 22
Ano XVI - nr 3
Ano XVI – nr 3

CTBr – Primeiramente agradeço em nome do Clube Tex Brasil por nos conceder esta entrevista. Wilson, para iniciar nos conte sobre você, onde nasceu, quando começou a ter interesse e quando começou a trabalhar com quadrinhos?

R= Sou eu quem agradeço, caro Eduardo, a você e ao Blog mencionado, por esta entrevista. Bem, nasci em 1949 aqui mesmo em São Paulo (Capital) e desde minha adolescência sempre gostei do que chamavam na época de gibis, lia sempre: O Cavaleiro Negro, O Cavaleiro Fantasma e outros. Porém nunca pensei que fosse me tornar justamente um Desenhista/Ilustrador de HQs.

CTZBr – Quais os autores que mais o impressionaram e lhe serviram de inspiração?

R=Bem no início eram os autores desses personagens, depois com o passar do tempo, fiquei impressionado com inúmeros desenhistas tais como Joe Kubert, Victor de la Fuente, Sergio Toppi, Dino Battaglia e muitos outros por este mundo afora. Mas o Mestre realmente que me inspirou para desenhar e Ilustrar foi Michelangelo ou Miguel Ângelo se preferir; o grande pintor, escultor, arquiteto e poeta Italiano.

CTZBr – Quais suas experiência profissionais ao longo de sua carreira?

R= Bem, vamos lá: Na Itália de 1973 a 1980 exerci a função de desenhista e ilustrador, para editoras europeias. No Brasil de 1980 até hoje exerço a função de roteirista, ensaísta, escritor, historiador e tradutor.

CTBr – Como começou a ligação com a Itália e seu trabalho com o estúdio Staff di If?

R= Inicialmente fui para a Itália, somente para terminar meus estudos, acabei conhecendo felizmente o editor e responsável pelo estúdio Staff di IF, o meu também amigo Gianni Bono. Lá ele acreditou em meus traços e passei de simples amador para um profissional da arte desenhada italiana, nos sete anos que lá estive, como um de seus colaboradores.

CTBr – E com a Bonelli?

R= Já como profissional o Gianni solicitou-me duas pranchas de prova para o personagem Il Piccolo Ranger (O Pequeno Ranger), que foram aprovadas e acabei desenhando três episódios, para o personagem que na época era um dos líderes de venda ao lado do Tex. Fui o único desenhista brasileiro a desenhar o personagem citado.

CTBr – Qual o motivo de abandonar os desenhos e se dedicar aos roteiros?

R= Voltei para o Brasil em 1980, após ter colaborado com a Bonelli Editore e comecei interessar-me mais pelas vidas dos personagens, pesquisando a fundo suas histórias pessoais daí para passar dos desenhos para os roteiros foi bem rápido e sem traumas (risos). Claro que também influiu a falta de tempo para exercer as duas funções.

CTBr – Como foi sua experiência com Diabolik, o que achou da mesma?

R= Sensacional. Realmente gostei muito pois Diabolik é um personagem único, cujos roteiros foram enviados pelas irmãs Giussani, com as quais aprendi muito na feitura de meus próprios roteiros, pois elas eram altamente detalhistas e exigentes, o que sou também e sempre dialogando com os desenhistas em plena simbiose artística. E por serem assim exigentes, foi realmente um trabalho árduo, mas altamente compensador em termos autorais, sem contar com os ótimos arte-finalistas italianos, para a realização vencedora dos episódios. Desenhei dois números completos e sou até hoje o único desenhista brasileiro a ter esse privilégio, ilustrando esse personagem ícone dos “fumetti” (Quadrinhos) Italianos.

CTBr – Além dos quadrinhos, o que você acompanha?

R= Gosto de ler, assistir televisão (filmes de ação e terror) e pesquisar a fundo o que pretendo escrever.

CTBr – Quais seus projetos atuais?

R= Continuo escrevendo argumentos e roteiros, os quais, muitos deles já foram e são publicados aqui no Brasil, Argentina, França, Itália e Portugal; desenhados por ótimos desenhistas nacionais e italianos. Já escrevi para o site Tex Willer Blog, de Portugal, em verbetes, o Alfabeto do Velho Oeste e atualmente estou escrevendo ensaios para o site Italiano Dime Web, onde estou narrando a História do Oeste e estou aguardando também de um editor brasileiro a aprovação (já estão com ele, os três primeiros) de uma série de livros; 16 no total dessa saga.

CTBr – Como vê o futuro da Hq nacional? E a italiana?

R= Bem, a HQB o futuro será ainda a impressa e a digital; apesar do pouco espaço para tais publicações e com tantos ótimos roteiristas e desenhistas nacionais, infelizmente. A HQ Italiana está trilhando o mesmo caminho; só que lá existem centenas de editoras dispostas a suprir as solicitações dos leitores. Obrigado caro Eduardo e o espaço cedido do Blog, para esse gostoso, bate papo.

-Agradeço novamente a você, Wilson Vieira, por nos brindar com esta entrevista.

Entrevista realizada por Eduardo Baranowski

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