II Encontro Regional Sul dos Fãs Clubes Tex e Zagor Brasil

Neste final de semana (23  e 24 de maio de 2015), em Uruguaiana/RS, ocorre a 1ª Feira de Histórias em Quadrinhos.


E, como não poderia deixar de ser, os Fãs Clubes estão presentes levando o que há de melhor no Mundo Bonelli, e promovendo grandes momentos de interação.

Sem sombras de dúvidas, alguns itens são o que há no Mundo do Faroeste, universo criativo e cultural ao qual nos herois fazem parte, desta forma, como dito aqui na Brasil Fumetti Con – Sampa 2015, pelo Eder Pegoraro: “Forte Apache” é o divisor de águas e o ‘início’ do colecionismo brasileiro neste segmento.

Já no universo das HQs/Fumetti em especial, as Revistas Junior dos anos 1950 são um dos divisores de água em termos de publicação Bonelli, afinal de contas, são nelas que TEX é publicado pela primeira vez no Brasil, ainda no formato Talão de Cheque.

Feita esta pequena introdução, e sapientes da grande presença de Fãs de TEX na região Sul do Brasil, não havia como o Fã Clube não se fazer presente em este grande evento em Uruguaiana. Se este é o II Encontro Regional Sul, há exato 01 ano, estivemos em Capela Saicã – Rosário do Sul/RS para o I Encontro, capitaneado pelos pards Neimar e Miguel Zinelli, como se vê no banner exposto em Uruguaiana.

Falando nestes bravos pards Neimar Nunes e Miguel Zinelli, é claro que merecem aparecer, e por falar nisto, as fotos aqui exibidas foram compartilhadas pelo pard Zinelli no grupo do Fã Clube no whatsapp. Fora algumas fotos do Adão Ávila também.

Como veem nesta imagem as duas camisetas dos Encontros Nacionais, o de Alagoinhas/BA 2014 e de Sampa/SP 2015. Mas a camiseta do I Encontro Regional Sul esteve presente com o pard Adão Ávila, aliás de quem também pegamos algumas fotos.

E por falar no pard Adão este levou para este II Encontro Regional Sul, peças do grupo MotoTEX, que se faz presente por todo o país, com estes bravos pards fãs de Tex, e parceiros do Fã Clube Tex Brasil

Falado um pouco dos Fãs Clubes, que é a temática chefe deste blogue, não podemos deixar de agradecer à toda a equipe da 1ª Feira de Histórias em Quadrinhos de Uruguaiana que propiciou a nossa presença no evento.

São estas parcerias que possibilitam que as diversas vertentes geek/nerd vão se encontrando, e é conhecendo que as diversas gerações passam a se respeitar em suas multiplicidades estéticas, artísticas, culturais e desta forma, convivendo sempre em harmonia.

Como veem este cosplay da Nathally Argos de Merida/Valente ficou lindo demais, parabéns! Além de cosplays no evento houve muita troca entre os participantes das diferentes tribos ‘geek’, 

Houve presença das HQs Disney.

Ou mesmo de Tarzan, um dos maiores clássicos do mundo do entretenimento, na mesa em forma de HQs.

Fora mesas e corredores com as diversas matrizes ‘geek’, houve espaço para interações multimídias.

Certamente, este será mais um grande momento que marca o Mundo Bonelli, e sua presença sempre firme no segmento das HQs neste Brasil.

São estes eventos que propiciam a troca entre fãs, a consolidação dos espaços culturais, e a promoção do prazer da leitura.

3 ideias sobre “II Encontro Regional Sul dos Fãs Clubes Tex e Zagor Brasil

  • A Feira estava uma MARAVILHA, impressionou pela quantidade de pessoas que se fizeram presentes, e particularmente impressionou o grande nº de colecionadores Bonelli presentes, mostrando que o RS é um celeiro bonelliano no Brasil. Fizemos o possível, eu, o Adão e o Zin para elevar o nome do clube, conseguindo o pard Zin, angariar um novo sócio lá e engatilhamos outros… O Marcelo Tajes está de parabéns pela organização, tudo muito bonito, com espaço para todos os tipos de HQ, desenhistas talentosos presentes, Secretário de Cultura do município, e o grande nº de pessoas presentes, a despeito do mau tempo…

  • Caros Pards! Como sou um pequeno amante dos quadrinhos, especialmente TEX, gostaria de relatar sobre a Feira de Uruguaiana ocorrida no ultimo final de semana. Esse evento, assim como outros, quando pensamos em realizar, a primeira coisa que nos vêm em mente é o custo, trabalho e se haverá participação que seja digna do nosso trabalho. Nem sempre é preciso ter altos custos de realização, tanto que no Brasil já vimos que isso não funciona em alguns eventos realizados pelos governos, pois o importante é o Resultado Final que você se dispôs a realizar para que tudo saia como planejou ou ao menos tentou. A participação é importante pois valoriza o evento e faz com que ele cresça cada vez que você resolva repeti-lo e em Uruguaiana isso ocorreu, pois eu estive presente nos dois anteriores e a mudança foi tão grande e significativa que as fotos já mostram o resultado. Sabemos que nem todos podem estar presentes e é por isso que nos organizamos, cada um a seu modo, para que os membros do Clube estejam presentes, apesar que alguns andarem sumidos!
    Procurei registrar pontos importantes do encontro através de fotos que nosso Pard Wilson, trabalhador incansável, disponibiliza para nós em forma de matéria.
    O encontro não poderia ser melhor, foi uma participação marcante para quem esteve presente, (e quem não esteve não perdeu ,ganhou conhecimento e incentivo para que nao pare de divulgar o nome do Clube), desde a participação da sociedade, pintores, colecionadores, leitores, escritores, palestrantes, imprensa escrita, falada e Televisionada,( noticiado na TV da região de Uruguaiana) e o vasto material exposto, que foi e É o principal PERSONAGEM e é por ELES que a participação acontece e que dá sentido ao Evento. Momentos de infância ali são lembrados e alguns recomeçados em um novo tempo em uma nova geração de leitores. Foi um marco para a Feira e para o Clube Tex Brasil pois apartir de hoje só o tempo nos mostrará se estávamos certos ou errados, sempre dando os créditos aos que o realizaram como o “futuro” Pard Marcelo. Agradeço ao Pard Jesse, nosso Presidente, que nomeou a Mim e ao Neimar para representar o Clube nesse evento e também a todos que participaram deslocando-se de suas cidades com seus familiares, (familiares estes também que agradecemos e que nos aturam nas nossas aventuras). E somente assim que o Clube crescerá, portanto vamo que vamos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com